Pedro Capizani
Sócio Diretor da Hunter Hunter.
Encontrar um profissional talentoso que saiba de navegabilidade, UX, projeto, otimização, branding e construção de site pode ser uma grande dor de cabeça. Felizmente há quem responda por tudo isso numa só pessoa: é o web designer.
OK. E como contratar o melhor webdesigner do mercado em falta na sua empresa? Vamos explicar o passo a passo:
Por que vale a pena contratar um Web Designer
Web designers trazem experiência e conhecimento à equipe. Eles sabem como projetar seu site sem torná-lo tosco ou confuso, sabem a frase de chamariz perfeita e onde adicioná-la, e conhecem o que seu persona gosta e não gosta.
Todo esse conhecimento os ajuda a criar um site único e atraente e, mais importante, que atenda às melhores práticas de SEO.
Claro, você pode resolver o problema com suas próprias mãos e fazer isso sozinho. Afinal, existem muitos construtores de sites incríveis feitos exatamente por esse motivo. Mas sejamos honestos: você tem tempo, conhecimento estético ou conhecimento técnico?
Além disso, na maioria das vezes, as pessoas conseguem diferenciar facilmente entre um amador de um site projetado profissionalmente. Este último faz com que você e sua marca pareçam mais confiáveis e com autoridade – tudo isso ajuda a causar uma primeira impressão positiva no visitante.
Além do mais, um web designer profissional pode comunicar com eficácia sua proposta de valor ao seu público. Ajudam a transmitir uma mensagem clara, consistente e atraente por meio do uso de gráficos, cores e fontes para representar sua empresa da melhor maneira possível.
5 passos para contratar um web designer
1 – Defina as necessidade do seu projeto
Cada projeto é único e mesmo sendo multitarefa, os web designers têm experiências distintas. Uns são focados em UX, outros podem entender muito de SEO, outros são perfeitos com cores ou performance.
É o tipo de projeto que definirá quais skills serão os mais importantes ao contratar um web designer. Os mais conhecimentos essenciais mais importantes são:
HTML e CSS
No mínimo, os web designers devem ser proficientes em HTML e CSS.
Ambas as linguagens são consideradas os blocos de construção de sites que permitem aos designers publicar seus trabalhos online. Na verdade, ter conhecimento de HTML e CSS é o que distingue os web designers dos designers gráficos.
Se você planeja contratar um de web design, certifique-se da possibilidade de ter um desenvolvedor na equipe, pois a programação conversa com design o tempo todo.
Otimização para mobile
Todo site precisa ser otimizado para celular se quiser atrair e reter clientes. Isso significa possuir elementos visuais e interativos que funcionam bem em todos os dispositivos: computadores, celulares e tablets.
Outras palavras-chave incluem “responsivo a dispositivos móveis” e “compatível com dispositivos móveis”.
Teste o conhecimento de design mobile-first dos candidatos em potencial. Pergunte o que eles fariam para criar um site responsivo que fosse redimensionado automaticamente para caber em qualquer tela.
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – CMS
Um sistema de gerenciamento de conteúdo ou CMS é uma plataforma de software usada para atualizar um site após a entrada em operação de um design. WordPress é o mais famoso deles.
Busque contratar um web designer que trabalhe com a plataforma CMS que você usa, no caso você use construtores de mercado.
Em caso de CMS próprio, contrate um web designer que saiba conversar com desenvolvedores.
Adobe Creative Suite
O web designer contratado deve dominar as ferramentas do Adobe Creative Suite, que inclui aplicativos como Photoshop, Illustrator e InDesign. São ferramentas comuns usadas pelos principais designers para criar layouts de sites personalizados.
Pergunte antecipadamente ao candidato sobre sua proficiência com essas ferramentas. Todos deveriam ser especialistas – se não forem, não serão a pessoa mais indicada.
SEO – Otimização de mecanismos de pesquisa
O principal objetivo de ter um site é atrair tráfego – pago e orgânico. Infelizmente, obter tráfego orgânico se tornará um sonho distante se o seu web designer não seguir as práticas recomendadas de SEO.
E o tráfego pago fica mais caro para sites ruins.
Veja bem, os designers são responsáveis por tornar seu site visível para os mecanismos de pesquisa até certo ponto. Por exemplo, se um designer otimizar imagens, isso aumentará o tempo de carregamento de suas páginas da web – e um site mais rápido contribui para uma classificação mais elevada no Google.
No entanto, avaliar o domínio de SEO de um web designer pode ser difícil. O ideal é fazer perguntas técnicas acerca de otimização para mecanismos de busca. Se o candidato não souber lidar com demandas do Google, melhor escolher outro.
Portfólio
Após verificar as habilidades desejadas, é hora de olhar as criações do web designer em falta na sua empresa.
Nem todo portfólio se adapta ao seu gosto, e isso é bom. Web designers criam sites de acordo com as necessidades do cliente. Portanto, quanto mais diversificado for o portfólio, mais capaz e experiente será o designer.
Ao comparar portfólios, você deve prestar atenção aos seguintes fatores:
Estética do site: pense se o design é visualmente atraente e se está alinhado com a marca e a voz da marca. Procure portfólios que comuniquem com eficácia os objetivos de negócios.
Usabilidade: verifique se os sites nos quais o web designer candidato à vaga carregam rapidamente, são visualmente atraentes e fáceis de navegar. Não se esqueça de verificar a performance do Google Pagespeed Insights.
Funcionalidade: procure portfólios que tenham funcionalidades semelhantes ao seu projeto. Por exemplo, se você planeja construir um site de comércio eletrônico, procure candidatos com experiência em e-commerce. O mesmo vale para SaaS, Landing Pages, sites de lançamento e institucionais.
Performance: você não quer apenas um site bonito – você quer uma máquina de geração de negócios que tenha uma aparência fantástica. Por isso, ao passar pelos portfólios, preste muita atenção nos CTAs e em como os sites ajudam a gerar negócios. Encontre também a classificação do Google de cada site.
Os fatores acima irão ajudá-lo a compreender a experiência empresarial de um designer para criar conteúdo para um público altamente nichado.
Peça referências
Escolha alguns sites do portfólio de cada designer que deseja contratar e entre em contato com as empresas nas quais trabalharam.
Aqui está uma lista de perguntas que você pode fazer aos clientes anteriores do web designer:
- Como foi trabalhar com o designer?
- O que você acha do processo de design deles?
- O designer conseguiu cumprir os prazos?
- Quanto o designer cobrou de você pelo projeto?
- Como está o desempenho do seu site?
- Você daria crédito ao designer por um aumento nos leads ou nas vendas?
Esteja ciente de que um candidato a web designer em potencial pode não ser o culpado por todas as experiências negativas. Use seu critério para determinar se o problema é do candidato a designer ou da empresa.
Defina uma lista de entrevistados
Nesta fase, você deve ter uma lista de web designers talentosos que possuem o conjunto de habilidades certas, conhecimento profundo, clientes satisfeitos e belos portfólios.
Entre em contato com cada um deles para agendar uma ligação ou uma reunião presencial. Se você planeja contratar uma equipe, marque uma reunião com a pessoa que será seu principal ponto de contato.
Seu objetivo aqui é ter uma ideia da abordagem de cada “finalista” e uma estimativa de quanto tempo eles levarão para concluir o projeto e a que custo. Escolha um designer com quem você se sinta confortável em confiar seu site – alguém que você tenha certeza de que fornecerá o site que você deseja.
Headhunter de web designer
A opção mais rápida e econômica para contratar web designer em falta na sua empresa é através de uma consultoria de recrutamento especializada em marketing e TI, como é o caso da Hunter Hunter.
Para empresas que precisam de recrutamento
- pedro@hunterhunter.com.br