Como o home office tem afetado as relações e modelos de trabalho pós-pandemia
Pedro Capizani
Co-Fundador da Hunter Hunter
Sumário
Durante a pandemia de COVID-19 houve uma grande mudança nas empresas de headhunter de TI e demais profissões, não só no Brasil, mas no mundo todo no qual as pessoas foram forçadas a trabalhar em casa diante do cenário de risco de contaminação da doença. Como consequência, o colaborador conseguiu passar mais tempo em casa e não teve mais a péssima experiência de passar muito tempo gasto se deslocando de sua casa à empresa fazendo com que ele não queira abrir mão dessas vantagens e fica com a insatisfação de ter de voltar ao trabalho como era antigamente, no modo presencial. Com o fim da pandemia, como fica essa situação?
Existem três tipos: presencial, híbrido e remoto (home office).
Presencial
É a modalidade no qual o trabalhador deve ir diariamente ao escritório/empresa para cumprir seu horário.
A vantagem para o colaborador é de ter seu próprio ambiente personalizado e totalmente adequado ao trabalho no qual ele poderá realizar suas tarefas com o auxilio dos colegas e do supervisor. Mantendo assim o contato com o time e mantendo um aprendizado de maneira mais natural e acompanhando com maior facilidade as mudanças do mercado.
Como maior desvantagem, temos o tempo perdido com deslocamento. De acordo com o site da Exame, 70% da população leva mais de uma hora para chegar ao trabalho, ou seja, a pessoa gasta pelo menos 8,5% do seu dia indo e voltando ao trabalho, tempo que poderia estar produzindo mais ou executando alguma outra tarefa.
Esse número ainda é maior em pessoas menos favorecidas considerando ainda as grandes cidades como São Paulo que falha em cumprir as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE).
Além desta citada acima, 46% dos pessoas afirmam agentes entrevistados disseram não ter as ferramentas certas para trabalhar de maneira bem-sucedida em casa.
Outra grande desvantagem do trabalho presencial é quanto à dificuldade de contratar profissionais na modalidade Pessoa Jurídica (PJ) pois o mesmo não pode ter subordinação com a empresa, não podendo assim cumprir qualquer horário como folhas de ponto e demais ordens como no CLT.
Híbrido
Podemos definir o sistema híbrido como uma mistura do modo presencial com o modo remoto (home office). Este é considerado a sensação do momento tendo em vista que ele seria um acordo entre o funcionário e o superior no qual ambos ainda conseguiriam manter parte de seus interesses.
A maneira como as empresas vem adotando este método varia muito, sendo que algumas adotam que o funcionário tenha 2 ou três dias de trabalho em casa e já outras autorizam o funcionário a ir poucas vezes ao mês. Tem – se aí um ponto no qual muitos colaboradores discutem por querer escolher quais dias e qual frequência irá à empresa, porém, ainda são poucas que dão a oportunidade de escolha. Ainda existem muitos pontos a evoluir nesse sistema.
Neste modelo, o colaborador continua usufruindo dos benefícios do trabalho remoto, mas também tem momentos de interação presencial com o seu time e seu supervisor, uma necessidade que muitas empresas consideram indispensável que foi perdida nos tempo da pandemia em que todos estavam 100% remotos.
100% Remoto – home office
Aqui o colaborador realiza suas tarefas em casa ou no local que bem escolher, não tendo obrigação de estar presencialmente nenhum dia na empresa empregadora. Como já detalhado anteriormente, revolucionou a forma de contratação e aceitação dos gestores durante a pandemia da COVID-19 de modo que a maioria dos funcionários preferiram trabalhar neste modelo.
Um das queixas que se tem neste modo foi o desafio do funcionário em conseguir se adaptar de maneira repentina no qual nem todos tiveram auxilio da empresa.
Apesar de termos um aumento da produtividade, verifica-se uma dificuldade encontrada pelo funcionário ao tentar conciliar as responsabilidades do lar com o profissional. Como exemplo, temos as mulheres que precisam cuidar de seus filhos ainda pequenos e ainda assim continuar trabalhando e produzindo sem interrupções e problemas. De acordo com uma uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a Emlyon Business School, 24% das pessoas entrevistadas se queixaram a respeito de um maior volume de horas trabalhadas como desvantagem do home office tendo em vista não haver separação entre vida pessoal e profissional.
Mas as vantagens do trabalho remoto são muito maiores em relação às desvantagens, como exemplo de apenas algumas, temos: maior liberdade de poder trabalhar onde quer, em qualquer lugar, aumento da flexibilidade, melhoras ambientais pois são menos automóveis nas ruas melhorando assim o transito nas cidades, redução de custo das empresas que não necessitam de instalações grandes para acomodar tantos funcionários, colaboradores trabalhando mais motivados podendo também de dedicar mais tempo ao trabalho ao invés de perderam horas com deslocamento e muitas outras.
Trabalho presencial, híbrido ou remoto: Qual a principal tendência?
Nas redes sociais como Linkedin, muito se tem escrito sobre qual seria a modalidade adotada. Existem muitos empregos e serviços que por enquanto seria impossível ser home office. Como poderíamos ter um garçom home office? Até mesmo cargos da área da saúde como dentistas, médicos cirurgiões etc? Porém, alguns trabalhos podem, sem problema nenhum, serem virtuais.
Atualmente, o modelo mais utilizado hoje pós pandemia é o híbrido, mantendo assim vantagens a ambos os lados (empregador e empregado) no qual não se perde o contato com as pessoas, como os colegas de trabalho e também melhora sua comunicação com os gestores da empresa.
Ainda assim, foi constatado que 96% dos gestores reconhecem mais funcionários que estão no escritório trabalhando presencialmente e que 58% dos brasileiros querem mudar para o trabalho híbrido ou remoto considerando que 71% dos brasileiros informaram priorizar o bem-estar ao trabalho.
Quais vantagens para empresas de cada tipo de home-office?
Presencial
- Desempenho do colaborador poderá ser acompanhado pessoalmente;
- É encorajada uma liderança entre colaboradores e o ambiente de trabalho é melhor desenvolvido.
Remoto
- Redução do custo da empresa com espaços físicos, inventário;
- Possibilidade de ter colaboradores de todas as partes do mundo;
- Funcionário mais motivado e produtivos;
- Maior disponibilidade do funcionário;
- Número não completa ou não existe.
Home office e “Pejotismo”
Nós aqui da Hunter Hunter Caça Talentos notamos uma grande queda no volume de vagas remotas comparado ao volume que tínhamos durante a pandemia.
Muitos são os motivos da maioria das empresas ainda não adotarem o modelo 100% home office. Dentre as reclamações que ouvimos de nossos clientes, temos:
- como principal, o desafio de controlar o desempenho dos colaboradores o que se faz necessário ferramentas adequadas para tanto.
- a distancia entre os colegas de trabalho no qual é bem menor a troca de experiência, sendo isso indispensável ao desenvolvimento de qualquer profissional, ainda mais os que estão iniciando na empresa ou que tem a carreira ainda no começo.
Não muito mencionado nas redes sociais, mas muito reclamado por parte dos clientes, temos o famoso problema do “Efeito Pejotismo” no qual as empresas, principalmente durante pandemia, abriram vagas 100% remotas Full Time na modalidade PJ (Pessoa Jurídica), os candidatos por sua vez se candidatavam a estas vagas cobrando uma quantia para ficar totalmente dedicados a empresa, mas na prática acabavam “acumulando” muitos empregos remotos PJ entregando resultados ruins, não dando conta do que foi prometido durante o processo seletivo, isso quando não sumiam sem dar satisfações.
Na hora de contratar, qual modalidade escolher?
Nós aqui da Hunter Hunter Caça Talentos não só temos vagas de todas as modalidades como também temos total expertise no hunting de todas elas.
Caso o cliente necessite de um profissional de alto nível gerencial e não muito peculiar, que se dedique totalmente à sua empresa, que tenha que trabalhar com jornadas mais longas, recomendamos o modo presencial pois assim o profissional irá, com certeza, ser full time, terá todo contato com a alta gestão.
Caso a empresa possa optar pelo trabalho 100% home office, ela se beneficiará de poder contar com profissionais de qualquer lugar do mundo, por melhores preços e bem capacitados, tendo assim o melhor custo x benefício.
Já a modalidade híbrida também é uma boa opção para empresas que querem motivar o funcionário sem lhe retirar totalmente sua liberdade.
Contem conosco.
Pedro Capizani
Fundei a Hunter Hunter há dez anos. Sou apaixonado por pessoas. Fui empresário do setor têxtil e atuei em multinacionais.
Ajudo centenas de empresas e milhares de talentos a se encontrarem. É minha missão diária.
Posso ajudar você a encontrar os melhores talentos do mercado sem custos iniciais em prazo recorde. Vamos conversar?
nossos clientes
Empresas Em Todo Mundo Que Aprovam a Hunter Hunter
Contato para aquisição de talentos
Para empresas que precisam de recrutamento
- contato@hunterhunter.com.br