Como contratar DevOps eficazes e com várias habilidades

	Pedro Capizani

Pedro Capizani

Sócio Diretor da Hunter Hunter.

Conteúdo
Contratar um engenheiro DevOps sem estourar seu orçamento é a meta de muitas empresas, principalmente startups e de pequeno a médio porte. Hoje em dia, ter um desenvolvedor DevOps é uma das aquisições mais caras do mundo de TI. Um bom engenheiro DevOps pode ser definido em quatro aspectos:
  • Excelente conhecimento de servidores Linux e redes.
  • Conhecimento amplo de gerenciamento de serviços AWS, incluindo Amazon S3, EBS, EC2, ECS e VPC.
  • Facilidade com ferramentas como Bash, Python ou IaC.
  • Ótimo comunicador.
  • Certificações DevOps como AWS Certification (AWS Architect, SysOps, DevOps, ou mesmo Practitioner), uma Certificação Terraform, uma Certificação Kubernetes ou uma Certificação Docker.
Precisando contratar? Nós entregamos o perfil ideal para sua empresa

Por que contratar um DevOps

Você precisará de um DevOPs quando necessitar de um contratar um desenvolvedor com conhecimentos sólidos em Automação, Infrastructure as Code ( IaC ), Continuous Integration / Continuous Delivery, Cloud Expertise e um profundo domínio de Linux O.S. ou Windows / .Net.

Caso queira escalar aplicativos web ou melhorar a produtividade de TI, o DevOps também é uma boa pedida.

O que faz um engenheiro DevOps

Um profissional DevOps é encarregado de facilitar a colaboração e a integração entre equipes de desenvolvimento (Dev) e operações (Ops), promovendo práticas ágeis, automação e gerenciamento de infraestrutura por código.

Este especialista proporciona ambientes de desenvolvimento e operacionais eficientes, visando acelerar a entrega de software.

Além disso, lida com a implementação de ferramentas para integração contínua, entrega contínua e deployment automatizado, garantindo uma abordagem DevOps robusta e segura.

O bom DevOps tem habilidades em administração de sistemas, gerenciamento de configuração, virtualização, containers, monitoramento e orquestração de nuvem. Enfatiza a escalabilidade, confiabilidade e segurança das operações, visando aprimorar a entrega e qualidade dos projetos.

Exemplos de atividades do DevOps:

  • Automatizar tarefas de infraestrutura via IaC ou bash/python
  • Manter e configurar os clusters dos servidores
  • Criar e sustentar os pipelines de CI-CD
  • Seguranças dos servidores e os serviços em nuvem

Além disso, DevOps são hábeis em Linux e sabem como criar sistemas altamente escaláveis usando a nuvem AWS (ou qualquer nuvem) com microsserviços, Kubernetes, Amazon ECS/Fargate ou apenas servidores virtuais locais.

O domínio das operações em nuvem é essencial para o DevOps competente, o que inclui integrar qualquer serviço AWS tais como Amazon RDS, Aurora, Amazon S3, ou mesmo consertar problemas envolvendo a rede cloud, como, por exemplo, VPC Networking.

Reação a tentativas de ataque, como Jenkins/WordPress hack, com identificação de brechas de segurança, soluções imediatas e preventivas.

Responsabilidades do DevOps

1. Continuous Integration e Continuous Delivery (CI/CD)
2. Automatizar e criar scripts para tarefas repetitivas
3. Manutenção e Deploy de infraestrutura
4. Cibersegurança
5. Resolução de qualquer problema com Linux]
6. Tarefas em Cloud
7. Aplicações Dockery Open Source
8. Kubernetes Clustering
9. Compliance de segurança
10. Desenvolvimento de back-end
11. Resolução de problemas com aplicações
12. Manter e administrar base de dados

Praticamente nenhum DevOps domina todas as hard skills acima, porém uma taxa de 50 a 70% de conhecimento avançados dos itens é desejável.

Skills requeridas aos DevOps

Linux Administration

Os DevOps plenos devem ter ao menos 2 a 3 anos de experiência com administração de ambiente Linux

Conhecimento de aplicações Open Source

O candidato também deve estar familiarizado com pelo menos dois serviços de código aberto, como Apache, Nginx, PHP, MySQL ou PostgreSQL.

Conhecimento de protocolos de rede

O desenvolver DevOps deve dominar os protocolos de rede tais como TCP/IP,networking, TCP, UDP, and HTTPS, além de conhecimento de Bash or Python scripting.

Experiência em AWS

O DevOps deve estar familiarizado com pelo menos uma Cloud e ter 2 a 3 anos de experiência em Amazon S3, VPC, EC2, ECS, IAM e RDS.

CI-CD

O candidato a DevOps deve ter a habilidade de criar a esteira de produtividade ability to CI-CD, com saber consumados em ferramentas de CI e CD.

Basic Understanding de ferramentas de IaC

O DevOps também deve saber implementar programas como Terraform, CloudFormation ou Python. Saber como implementar pelo menos um deve ser obrigatório.

Habilidade para deploy e lançar aplicativos em série

Por exemplo: Java app, MERN stack ou aplicações ou Python / Django.

Resolução de Problemas com servidor

O candidato deve ter experiência em lidar com incidentes de segurança e problemas de instância EC2.

Noções de segurança

Qualquer bom DevOps deve ter conhecimento básico de segurança AWS e proteção Linux (servidor/contêineres).

Altos conhecimentos de Docker e micro serviços

Conhecimento de Amazon ECS ou Fargate

Conhecimento de gerenciamento de banco de dados

A pessoa deve saber gerenciar pelo menos um dos três seguintes: Mysql, Postgresql ou Amazon RDS.

Ferramentas de monitoramento

Inclui Amazon Cloudwatch, Prometheus, Nagios, Zabbix, Grafana, DataDog ou New Relic.

Experiência básica do DevOps

  • Arquitetura Multi-tenant: aplicável a plataformas SaaS e apps.
  • Conhecimento de Infrastructure as Code (IaC).
  • Habilidade para sistemas altamente escaláveis em nuvem.

DevOps Soft Skills

Para contratar um desenvolvedor DevOps, é importante ir além da simples experiência e habilidades técnicas da pessoa.

As empresas precisam procurar engenheiros de DevOps com as habilidades sociais necessárias e importantes tais como:

Boa comunicação

Uma boa comunicação é uma habilidade fundamental para um engenheiro DevOps, visto que ele pode ser solicitado a trabalhar remotamente.

A comunicação virtual pode ser complicada e, portanto, o DevOps deve ter a capacidade de superar quaisquer problemas de comunicação que possam surgir.

Ao se deparar com um problema, um bom DevOps deve ser capaz de determinar rapidamente sua causa e encontrar opções para resolvê-lo. A capacidade de ouvir e compreender as necessidades de uma equipe é crucial quando se trata de uma comunicação clara e produtiva.

Ferramentas como Slack, JIRA e Zoom podem ser úteis para colaboração remota.

Trabalho em equipe

A capacidade de trabalhar em harmonia com uma equipe traz inúmeros benefícios. Em primeiro lugar, é essencial para a criação de um produto coerente.

Um engenheiro DevOps precisa entender como a equipe funciona e estar familiarizado com as atividades e habilidades de cada membro. Colaborar em um ambiente compreensivo resultará em um bom fluxo de trabalho e processos eficientes em relação ao projeto ou produto.

Não é nenhum segredo que, com uma mentalidade adequada de trabalho em equipe, a produtividade do desenvolvimento pode aumentar significativamente.

Adaptabilidade

O campo DevOps está sempre mudando e evoluindo, portanto, os engenheiros de DevOps precisam ser adaptáveis. Aprender coisas novas para aumentar a experiência proporciona um desenvolvimento flexível, que pode contribuir positivamente para qualquer projeto ou problema que precise ser resolvido.

Você pode descobrir a capacidade de adaptabilidade ao contratar um desenvolvedor Devops analisando seus conhecimentos, cursos e experiência.

Liderança

No processo de contratação de um desenvolvedor DevOps, as habilidades sociais mencionadas acima podem ajudá-lo a identificar engenheiros DevOps com boas habilidades de liderança.

Os desenvolvedores enfrentam transformações digitais em curso e, portanto, devem ser capazes de identificar problemas e resolvê-los, tudo isso levando em consideração as opiniões da equipe com empatia e humildade, pois é isso que permite um processo de trabalho produtivo. O estilo de liderança certo depende de como os membros da equipe respondem às mudanças essenciais nas operações, tecnologia, funções e mentalidades.

Headhunter

Consultor de plantão

Mídias Socias

Fique atualizado

Email

Para empresas que precisam de recrutamento 

Hunter Hunter Caça Talentos 2021. Todos os direitos reservados
Scroll to Top
//
Pedro Capizani
Vamos conversar?