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Como contratar os melhores especialistas em SEO

Qual a função de um especialista em SEO

Um especialista em SEO (Otimização para mecanismos de busca) cria estratégias para aumentar o número de visitas ao site vindas do Google, Bing, Youtube e demais sites de pesquisa.

O responsável pelo SEO tem a função de transformar os visitantes dos aplicativos em clientes em potencial, os chamados leads, através de formulários de contato, inbound marketing, botões de Whatsapp, chat e ligações telefônicas ou vendas diretamente através do site.

Para ficar bem posicionado nos mecanismos de pesquisa, o especialista em Google usa técnicas de construção de texto (SEO de conteúdo) , de programação (SEO Técnico) e propagação de materiais produzidos (Backlinks)

O trabalho de SEO é sempre baseado nas diretrizes técnicas dos buscadores, em estudos da persona do cliente e através de testes de estratégia, escolhendo a que melhor resultado gera.

SEO holístico

Mais que conhecimento de pesquisa de palavras chave, otimização de conteúdo e estratégias de backlinks e inbound marketing, o especialista em SEO deve ter olhar holístico sobre o trabalho, olhando os desafios da empresa como um todo na hora de propor estratégias de marketing digital, o que envolve branding, metas comerciais, awareness e demais etapas do funil de conversão de leads em clientes.

Tarefas do dia dia de um especialista em SEO

  • Pesquisa de palavras chave no Google, SEMRUSH, Ahrefs e similares;
  • Planejamento de palavras chave (long tails) – Keyword Planner;
  • Otimização de metadados do site;
  • Criação e otimização de conteúdo rico e relevante;
  • Otimização técnicas das páginas do site (On-Page Optimisation);
  • Análise de Dados através do Google Analytics e Google Search Console;
  • Excelente capacidade de Copywriting.

Ferramentas e técnicas que o especialista em SEO deve dominar

  • HTML e JavaScript para SEO;
  • Melhores práticas de SEO do Google e Bing;
  • Google Analytics, Semrush, Ahrefs, Ferramentas de E-mail Marketing, Screaming Frog, Majestic SEO;
  • Conhecimento avançado de Excel;
  • Conhecimento de plataformas multicanal online and offline channels: display, afiliados, mídia social, mídia impressa, TV, e-mail) e seus efeitos em SEO.

Dicas para contratar os melhores especialistas em SEO

Entrevista com o candidato a analista de SEO:

Um especialista em SEO experiente não vê apenas o posicionamento das palavras do chave do site no Google e sim para qual a audiência e qual o ROI do investimento em otimização.

Ele buscará entender e responder às seguintes questões:

  1. O que faz seu site ou negócio único, com conteúdo relevante e de valor aos clientes?
  2. Qual o caminho percorrido pelos clientes para chegar ao seu site?
  3. Quem é a persona do seu negócio?
  4. Como o Google pode ajudar o seu negócio a fazer dinheiro e lucro?
  5. Como estão as estratégias complementares à SEO, como redes sociais, mídia offline, e-mail marketing, anúncios?
  6. Como está o SEO dos concorrentes?
  7. Qual a verba que você tem mensalmente para investimento em SEO?
  8. Você considera SEO uma estratégia de médio e longo prazos?

Qual resposta elimina qualquer candidato à vaga de especialista em SEO

Resultados rápidos e a certeza destes resultados.

Referências de trabalhos anteriores de SEO

O melhor currículo de um profissional de SEO são os trabalhos anteriores, os que funcionaram bem e os que não decolaram. É importante que o candidato a SEO saiba mostrar quais estratégias não funcionaram e o porquê hoje ele faria diferente. Demonstra maturidade e capacidade de correr riscos.

Questões a respeito da experiência em SEO

  • O especialista em SEO usa de base técnica guias oficiais como o Guia de Mecanismo de Pesquisa do Google?
  • Você sabe se comunicar com os outros membros da equipe de marketing digital?
  • Seus resultados em SEO são temporários ou permanentes?
  • Como você sustenta os resultados de SEO a longo prazo?

Auditoria teste no site do contratante ou do concorrente

É importante pedir ao analista de SEO que faça uma auditoria prévia em algum site para verificar se o conhecimento apresentado no currículo se reflete na realidade. Daí, resultam algumas questões técnicas que são importantes para o empregador:

  • O candidato pesou as dificuldades e impactos possíveis das mudanças propostas no site?
  • Quais as mudanças geram impacto mais imediatos e quais tendem a demorar mais?
  • As mudanças de impacto mais imediato serão priorizadas ante às de longo prazo?
  • O candidato a especialista em SEO considerou os clientes no impacto das mudanças ou só pensou em análise técnicas?
  • O especialista em SEO considerou a ajuda de outros membros da equipe?
  • O candidato demonstrou ter uma metodologia replicável de trabalho?

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