Como contratar os melhores engenheiros de nuvem

Aprenda escolher o especialista em cloud específico para necessidade de sua empresa, com detalhes.
	Pedro Capizani

Pedro Capizani

Sócio Diretor da Hunter Hunter.

Conteúdo

Falta de Engenheiros de Cloud

À medida que as empresas recorrem à nuvem em busca de economia de custos, escalabilidade, velocidade e sustentabilidade, há um déficit crescente no número de engenheiros de nuvem qualificados para construir e manter esses sistemas baseados em cloud.

Na verdade, a computação em nuvem tem sido citada como uma das habilidade mais procuradas por empresas de tecnologia e não está fácil contratar.

Precisando contratar? Nós entregamos o perfil ideal para sua empresa

O que é um Engenheiro de Nuvem

Engenheiros de Cloud são profissionais de TI responsáveis por projetar e implementar soluções baseadas em nuvem. Eles configuram e gerenciam a infraestrutura ao mesmo tempo que monitoram e resolvem quaisquer problemas que possam surgir para garantir alto desempenho de aplicativos, tempo de atividade e escalabilidade.

Por que contratar Especialista em Cloud

  • Trabalhar em estreita colaboração com equipes de desenvolvimento, operações e segurança para implementar soluções de armazenamento e gerenciar serviços e ambientes cloud
  • Otimizar a infraestrutura de computação em nuvem por meio de automação, monitoramento e técnicas como balanceamento de carga e escalonamento automático
  • Desenvolver e documentar melhores práticas para implantação de aplicativos, manutenção de infraestrutura e recuperação de bugs de armazenamento em nuvem
  • Assessorar partes interessadas técnicas e não técnicas sobre estratégia e otimização de custos com funcionamento em nuvem

Tipos de Engenheiro de Nuvem

Quando se trata de habilidades técnicas essenciais, a primeira pergunta que você precisa fazer é: que tipo de Engenheiro de Nuvem estou contratando?

Empresas menores frequentemente contratam generalistas, enquanto empresas maiores tendem a criar posições mais especializadas.

Aqui está uma visão geral dos cargos de Engenheiro de Software em Nuvem mais comuns e das habilidades técnicas que eles requerem:

Engenheiros de Nuvem genéricos

Projetam, implantam e mantêm sistemas, aplicativos e infraestrutura em cloud. Eles precisam de sólidas habilidades gerais de programação em linguagens como Python, Java ou Node, além do conhecimento em provedores de serviços em nuvem públicos, como Amazon Web Services ou Microsoft Azure.

Engenheiros de Infraestrutura em Nuvem (CloudOps)

Concentram-se na infraestrutura em nuvem subjacente, plataformas e operações. Eles frequentemente possuem habilidades sólidas em automação, gerenciamento de configuração, ferramentas de Infraestrutura como Código (IaC), containerização e monitoramento em nuvem.

Arquitetos de Nuvem

Projetam a arquitetura em nuvem geral de uma organização e a estratégia em nuvem. Como tal, eles precisam de um sólido entendimento de Engenharia em Nuvem e DevOps.

Engenheiros de Soluções em Nuvem

Trabalham com clientes e parceiros para resolver problemas de negócios com soluções em nuvem. Necessitam de habilidades voltadas para atendimento.

Outros cargos similares incluem Engenheiro de Vendas, Engenheiro de Sucesso do Cliente ou Engenheiro de Parcerias.

Engenheiros de Segurança em Nuvem

Gerenciam medidas e procedimentos de segurança em nuvem para proteger sistemas contra vulnerabilidades e ataques maliciosos.

Engenheiros de Rede em Nuvem

Concentram-se no projeto e na implementação de infraestrutura de rede baseada em nuvem, incluindo roteadores, switches e conectividade.

Habilidades do Engenheiro de Cloud

  • Linguagem de programação: Python, Java, Go, C++, C, Ruby, Node
    Scripting: Shell, Bash, Perl
  • Gerenciamento de configurações: Chef, Puppet, Salt, Ansible
  • Ferramentas de IaC: Terraform, CloudFormation
  • Automação: Jenkins, Bamboo
  • Script: Tech Stack
  • Serviços de Cloud: Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform (GCP)
  • Monitoramento: Amazon Cloud Watch, Google Cloud Operations, Datadog
  • Container: Docker, Kubernetes, OpenShift, AWS Elastic Container Service (ECS)
  • Gerenciamento de código: Git, GitLab, BitBucket
  • Cloud Networking: TCP/IP, Firewalls, L2-L7 protocols
  • Segurança em nuvem: Okta, CyberArk, Proofpoint, Tanium

9 Principais Certificações em Serviços de Nuvem

Com o aumento da contratação baseada em hard skills, muitos recrutadores descobrem que um diploma de bacharel e experiência de trabalho não são a única maneira de identificar um bom Engenheiro de Nuvem.

Aqui estão as certificações mais importantes para um Engenheiro de Nuvem e as habilidades que elas demonstram:

1- AWS Certified Solutions Architect

Esta certificação ajuda a demonstrar conhecimento e habilidades em tecnologia em nuvem em uma ampla gama de serviços da Amazon Web Services, com foco no design de soluções otimizadas em termos de custo e desempenho. Requer um sólido entendimento do AWS Well-Architected Framework.

2 – AWS Certified Developer

Esta certificação requer um conhecimento significativo dos principais serviços da Amazon Web Services, usos e práticas recomendadas de arquitetura em nuvem da AWS. Ela demonstra proficiência no desenvolvimento, implantação e depuração de aplicativos baseados em nuvem com a AWS.

3 – AWS Certified SysOps Administrator

Conquistar esta certificação demonstra que um Engenheiro de Nuvem possui experiência em implantar, gerenciar e operar cargas de trabalho na nuvem da AWS. Também é uma credencial comum para administradores de sistemas.

4 – Microsoft Azure Developer Associate

Esta certificação é para um Engenheiro de Nuvem que participa de todas as fases do desenvolvimento de software em nuvem, desde a definição de requisitos e design até o desenvolvimento, implantação e manutenção.

5 – Microsoft Azure Solutions Architect Expert

Aqueles com experiência em projetar soluções em nuvem e híbridas que rodam no Microsoft Azure geralmente possuem esta certificação. Ela abrange computação, rede, armazenamento, monitoramento e segurança em nuvem.

6 – Google Associate Cloud Engineers

Esta certificação demonstra que um engenheiro pode implantar aplicativos, monitorar operações e gerenciar soluções empresariais na plataforma Google Cloud.

7 – Google Professional Cloud Architect

Esta certificação destaca um entendimento completo da infraestrutura em nuvem, arquitetura e Google Cloud. Ela demonstra a capacidade de projetar, desenvolver e gerenciar soluções robustas, seguras, escaláveis, altamente disponíveis e dinâmicas para impulsionar os objetivos de negócios.

8 – CompTIA Cloud+

Esta certificação global (não específica de plataforma) valida as habilidades necessárias para implantar e automatizar ambientes em nuvem seguros, com suporte à alta disponibilidade de sistemas e dados empresariais.

9 – (ISC)² CCSP

O CCSP (Certified Cloud Security Professional) demonstra habilidades técnicas avançadas e conhecimento em projetar, gerenciar e proteger dados, aplicativos e infraestrutura na nuvem. Ele segue as melhores práticas, políticas e procedimentos estabelecidos pelos especialistas certificados em segurança em nuvem da (ISC)².

Contratação rápida

A forma mais eficaz de contratar engenheiro de cloud específico para as necessidades de sua empresa é através de consultoria de recrutamento com headhunters especializados em TI, como é o caso da Hunter Hunter. Confira!

Headhunter

Consultor de plantão

Mídias Socias

Fique atualizado

Email

Para empresas que precisam de recrutamento 

Hunter Hunter Caça Talentos 2021. Todos os direitos reservados
Scroll to Top
//
Pedro Capizani
Vamos conversar?