8 habilidades de liderança que todo executivo deve possuir para ser contratato
Pedro Capizani
Sócio Diretor da Hunter Hunter.
Construção de relacionamentos
Alguns líderes dirão que não precisam ser amados no ambiente de trabalho para ter sucesso. Isso pode ser verdade, mas para construir uma equipe coesa e mais engajada, bons gestores precisam das habilidades de liderança para forjar relacionamentos sólidos com seus funcionários.
Líderes com relacionamentos fortes, confiáveis e autênticos com suas equipes sabem que investir tempo na construção desses vínculos os torna mais eficazes como líderes e cria uma base para o sucesso.
Boas relações de trabalho aumentam o engajamento dos funcionários e, de acordo com a meta-análise de engajamento dos funcionários da Gallup, unidades de negócios com bom engajamento dos funcionários têm 41% menos defeitos de qualidade e 37% menos absenteísmo. Um aumento de 21% na produtividade também foi observado como resultado de um maior engajamento dos funcionários.
Portanto, mesmo que você pense que não precisa ser amado no ambiente de trabalho, certamente precisará ter habilidades para construir bons relacionamentos a fim de ser um líder eficaz.
Se sua equipe estiver altamente engajada e feliz no ambiente de trabalho, é provável que você seja bem respeitado como líder, com funcionários que amam o que fazem, e esperançosamente os relacionamentos fortes que você cultiva ajudarão sua equipe a se apresentar no seu mais alto nível.
Agilidade e Adaptabilidade
Em um estudo conduzido pela Development Dimensions International em 2008, uma das qualidades de liderança mais importantes era a capacidade de facilitar a mudança.
Os líderes precisam lidar com um ambiente de negócios hipercompetitivo, geopolítica, mudanças climáticas, as transformações pela pandemia de COVID-19 e muitos outros fatores, todos os quais exigem que os líderes se adaptem e desenvolvam agilidade.
Líderes eficazes devem ser capazes de se adaptar a mudanças tanto internas quanto externas – mesmo que isso signifique trabalhar fora da sua zona de conforto.
Como líder, é necessário desenvolver uma mentalidade de aprendizado contínuo para garantir que você não fique para trás diante das mudanças do mercado e possa proporcionar à sua empresa uma vantagem competitiva. É aqui que, como líder, você precisa ser ágil e adaptável, o que é mais fácil dizer do que fazer.
Uma maneira fundamental de desenvolver agilidade e adaptabilidade na liderança é ser responsável e assumir suas responsabilidades, certificando-se de ter delineado um plano sobre como deve responder à mudança.
Inovação e Criatividade
A inovação na liderança é de extrema importância para todas as empresas. O sucesso começa com a ideação – a fase em que ideias excepcionais são desenvolvidas e se tornam a base do sucesso em trazer novidades.
A crescente demanda por criatividade e inovação continuará sendo uma força motriz para executivos, que devem aproveitar suas habilidades de liderança nessas áreas para serem eficazes e competitivos.
Motivação dos Funcionários
Em estreita conexão com a construção de relacionamentos, a capacidade de motivar sua força de trabalho é tão importante quanto manter o engajamento dos funcionários elevado. Uma das habilidades de liderança mais eficazes é saber como motivar continuamente os funcionários, o que requer que os líderes estejam conectados às suas equipes e atentos ao que está acontecendo ao seu redor.
Funcionários motivados estão muito mais engajados, também são mais autoconfiantes no que fazem e podem fazer. Isso os leva a saber como reagir em situações difíceis e desenvolver ideias inovadoras que poderiam ajudar a otimizar o desempenho do negócio.
Tomada de Decisão
Um líder é encarregado de tomar decisões o tempo todo. Para ser um líder eficaz, essas habilidades de tomada de decisão precisam ser excelentes. Decisões críticas que afetam sua organização em grande escala precisam ser sólidas, racionais e consistentes.
Na realidade, suas decisões como líder determinarão o sucesso seu – e potencialmente da sua organização.
Tomar decisões, sejam elas grandes ou pequenas, é uma parte fundamental da liderança. Como líder, é necessário desenvolver habilidades decisivas fortes e ter a convicção de manter suas decisões, ao mesmo tempo em que reconhece a necessidade de se adaptar quando essas decisões não levam ao resultado desejado. É um ato de equilíbrio único.
Lembre-se, algumas decisões podem nem sempre ser favoráveis. Tomar uma decisão impopular, mas necessária, é provavelmente uma das tarefas mais difíceis como líder, mas é vital ser capaz de reconhecer suas responsabilidades e ser claro para sua equipe ou organização.
Gestão de Conflitos
De acordo com a American Management Association, os gerentes gastam pelo menos 24% do tempo gerenciando conflitos. O conflito pode ocorrer em qualquer área de negócios.
Um conflito é considerado qualquer problema entre duas ou mais pessoas que pode potencialmente interromper o trabalho. O conflito nos negócios pode ir além do local de trabalho, atingindo clientes, fornecedores e até concorrentes.
Quando surge um conflito, um líder eficaz deve ser capaz de intervir e resolver ou pelo menos mitigar o conflito antes que afete negativamente o negócio. Quando tratado adequadamente, um conflito pode até mesmo ser positivo para sua organização, pois muitas vezes pode levar a laços mais fortes ou novas ideias.
Para ser eficaz como líder, você deve ser bom em identificar conflitos e ter visão de como resolvê-los. Também é essencial ser racional diante de confrontos.
A gestão de conflitos é, sem dúvida, uma das competências de liderança mais importantes, mas Robyn Short citou um estudo que constatou que 60% dos funcionários nos EUA não receberam nenhum treinamento em habilidades de gestão de conflitos.
Como líder, é importante que você seja capaz de gerenciar conflitos, mas desenvolver essas mesmas habilidades em sua equipe pode ajudar a mitigá-los profundamente.
Negociação
Negociação é um processo no qual duas partes com ideais diferentes se reúnem e concordam mutuamente com um resultado e envolve 6 estágios:
- Preparação
- Discussão
- Esclarecimento de metas
- Negociação em direção a um resultado Ganha-Ganha
- Acordo
- Implementação de um curso de ação
Boas negociações podem ser benéficas para uma organização porque constroem relacionamentos melhores, tanto internos quanto externos. Elas também ajudarão a encontrar a melhor solução a longo prazo ao obter o máximo de duas perspectivas diferentes. Um líder eficaz deve ser versado em seu estilo de negociação para fazer avançar uma organização.
Como líder, a negociação é usada para compreender os interesses de seus funcionários e encontrar maneiras de satisfazer esses interesses, a fim de alcançar metas organizacionais.
Pensamento Crítico
Liderar um negócio é indiscutivelmente desafiador. Para ser bem-sucedido, um líder deve tomar muitas decisões difíceis, frequentemente sob pressão.
Pensamento crítico é a capacidade de pensar de forma clara, construindo uma conexão lógica entre diferentes ideias. Quem pensa criticamente frequentemente toma decisões inteligentes, altamente analíticas e geralmente sempre racionais.
O pensamento crítico é uma habilidade aprendida e geralmente envolve três etapas:
Passo 1 – Enquadramento
Problemas complexos raramente são o que parecem ser à primeira vista. Para entender melhor com o que você está lidando, enquadre o problema perguntando a si mesmo: “Qual é a minha dificuldade?”
Passo 2 – Exploração
Não confie na intuição. Não importa quanto você confie no seu próprio julgamento, se você depender estritamente dos seus instintos, perderá a oportunidade de ver as coisas de uma perspectiva alternativa. Em vez disso, explore soluções potenciais. Ou seja, pergunte a si mesmo: “Como posso resolver meu problema?”
É igualmente importante explorar o que importa para você; ou seja, os vários atributos de uma solução que a tornariam mais atraente para você.
Passo 3 – Decisão
Na maioria dos casos, uma solução não é consistentemente superior a todas as outras em todos os aspectos. Para tomar sua decisão, responda à sua pergunta: “Como devo resolver meu problema?”
Enquadre, explore, decida. Para a maioria dos problemas complexos, sua compreensão do problema muda à medida que você avança na análise. Os três passos não são tanto uma sequência linear quanto elementos de um loop iterativo. Não hesite em revisar conclusões anteriores à medida que novas evidências surgem.
Normalmente, os pensadores críticos questionam rigorosamente ideias e suposições, sempre buscarão determinar se as propostas, argumentos e descobertas representam a verdadeira imagem e geralmente serão capazes de reconhecer inconsistências e erros de raciocínio para alcançar o resultado desejado.
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