Pedro Capizani
Sócio Diretor da Hunter Hunter.
Um analista de marketing digital é crucial praticamente em todas as empresas que dependem de aquisição de novos clientes e manutenção dos atuais, pois da simples atuação em redes sociais a técnicas avançadas da CRO, é através da Internet que se dá a maior parte da comunicação e de onde chegam novos negócios.
Analista de marketing digital é uma das profissões com demanda mais aquecida no mercado, independentemente dos números da economia.
Resumo da atuação
As responsabilidades do analista de marketing digital incluem a criação e gerenciamento de campanhas de marketing digital, como anúncios em mecanismos de busca e mídias sociais, além de otimização de conteúdo para melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa.
Eles também monitoram métricas, analisam dados e ajustam estratégias para alcançar os melhores resultados. Além disso, colaboram na criação de conteúdo relevante e cativante para envolver o público-alvo e impulsionar as vendas da empresa
Responsabilidades específicas
O marketing digital envolve compreender as mentalidades e comportamentos dos usuários para adaptar adequadamente as mensagens e direcionar as ações de alcance para que tenham o maior impacto.
Os analistas de marketing digital frequentemente trabalham como parte de uma equipe maior, portanto, precisam ter habilidades sólidas de trabalho em equipe para colaborar na elaboração e execução de estratégias de marketing de forma conjunta, tais como:
- Desenvolver e implementar estratégias de marketing digital para aumentar a visibilidade da marca.
- Gerenciar campanhas de publicidade online, incluindo PPC e mídias sociais.
- Analisar métricas de marketing digital e gerar relatórios para otimização contínua.
- Criar e otimizar conteúdo para o site e mídias sociais.
- Colaborar com a equipe de design na criação de materiais de marketing digital.
- Acompanhar tendências de marketing digital e propor inovações para melhorar o desempenho.
- Desenvolver campanhas de marketing de performance em diferentes canais SEM (Google, Facebook, Instagram, LinkedIn e Remarketing).
- Otimização de campanhas, planejamento e controle de investimento.
- Análises qualitativa e quantitativa de performance das campanhas, com objetivo de melhoria contínua do resultado.
- Crescimento e ativação das bases de leads gerados.
- Analisar resultados e elaborar relatórios para as áreas de negócios, gerando insights para a tomada de decisão.
- Acompanhamento dos resultados das etapas do funil de marketing até conversão.
- Trabalhar lado a lado com especialistas para criação e acompanhamento de roadmaps para otimização dos nossos canais, usando técnicas de SEO, CRO, modelagem e realização de experimentos e desenvolvimento.
- Monitorar e trazer novas tendências e boas práticas do mercado sobre marketing digital.
Hard Skills
A base de conhecimento técnico do analista de marketing digital varia de nível, porém deve incluir necessariamente:
- Conhecimento avançado em marketing digital, incluindo SEO, SEM, mídias sociais, e-mail marketing e marketing de conteúdo
- Experiência em ferramentas de análise de dados, como Google Analytics e ferramentas de automação de marketing
- Habilidade em gerenciar campanhas de anúncios pagos, como Google Ads e Facebook Ads
O que testar antes de contratar um analista de marketing digital
Para aumentar a eficiência e eficácia do seu processo de recrutamento, utilize testes pré-contratação para obter informações sobre habilidades interpessoais, aptidão e capacidade técnica.
Os dados coletados são facilmente interpretados e ajudam a garantir que o candidato mais qualificado seja contratado para a vaga em aberto.
Recomendamos a incorporação dos seguintes testes no seu processo de recrutamento de marketing digital:
Comunicação
O marketing digital está intrinsecamente ligado à comunicação. Uma compreensão sólida da comunicação e habilidades fortes nesse aspecto ajudam os profissionais produzir conteúdo personalizado e envolvente, além de executar campanhas eficazes em equipe.
Teste de raciocínio lógico
Um teste de raciocínio lógico é uma boa maneira de avaliar a agilidade mental e a capacidade de resolução de problemas. Se um candidato obtiver uma pontuação alta, é mais provável que possua a capacidade de compreender rapidamente as nuances da tarefa em questão e encontrar soluções criativas.
Teste de verificação de erros
Os profissionais de marketing digital devem redigir textos precisos e envolventes, livres de erros, por menores que sejam. Um teste de verificação de erros garante que os candidatos que avançam no processo de recrutamento sejam detalhistas e possam identificar quaisquer erros antes que sejam publicados online.
Para empresas que precisam de recrutamento
- pedro@hunterhunter.com.br