Como analista de marketing digital com eficácia

Aprenda os principais requisitos e os melhores testes para contratar os melhores analistas de marketing digital em falta na sua empresa.
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Pedro Capizani

Sócio Diretor da Hunter Hunter.

Conteúdo

Um analista de marketing digital é crucial praticamente em todas as empresas que dependem de aquisição de novos clientes e manutenção dos atuais, pois da simples atuação em redes sociais a técnicas avançadas da CRO, é através da Internet que se dá a maior parte da comunicação e de onde chegam novos negócios.

Analista de marketing digital é uma das profissões com demanda mais aquecida no mercado, independentemente dos números da economia.

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Resumo da atuação

As responsabilidades do analista de marketing digital incluem a criação e gerenciamento de campanhas de marketing digital, como anúncios em mecanismos de busca e mídias sociais, além de otimização de conteúdo para melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa.

Eles também monitoram métricas, analisam dados e ajustam estratégias para alcançar os melhores resultados. Além disso, colaboram na criação de conteúdo relevante e cativante para envolver o público-alvo e impulsionar as vendas da empresa

Responsabilidades específicas

O marketing digital envolve compreender as mentalidades e comportamentos dos usuários para adaptar adequadamente as mensagens e direcionar as ações de alcance para que tenham o maior impacto.

Os analistas de marketing digital frequentemente trabalham como parte de uma equipe maior, portanto, precisam ter habilidades sólidas de trabalho em equipe para colaborar na elaboração e execução de estratégias de marketing de forma conjunta, tais como:

  • Desenvolver e implementar estratégias de marketing digital para aumentar a visibilidade da marca.
  • Gerenciar campanhas de publicidade online, incluindo PPC e mídias sociais.
  • Analisar métricas de marketing digital e gerar relatórios para otimização contínua.
  • Criar e otimizar conteúdo para o site e mídias sociais.
  • Colaborar com a equipe de design na criação de materiais de marketing digital.
  • Acompanhar tendências de marketing digital e propor inovações para melhorar o desempenho.
  • Desenvolver campanhas de marketing de performance em diferentes canais SEM (Google, Facebook, Instagram, LinkedIn e Remarketing).
  • Otimização de campanhas, planejamento e controle de investimento.
  • Análises qualitativa e quantitativa de performance das campanhas, com objetivo de melhoria contínua do resultado.
  • Crescimento e ativação das bases de leads gerados.
  • Analisar resultados e elaborar relatórios para as áreas de negócios, gerando insights para a tomada de decisão.
  • Acompanhamento dos resultados das etapas do funil de marketing até conversão.
  • Trabalhar lado a lado com especialistas para criação e acompanhamento de roadmaps para otimização dos nossos canais, usando técnicas de SEO, CRO, modelagem e realização de experimentos e desenvolvimento.
  • Monitorar e trazer novas tendências e boas práticas do mercado sobre marketing digital.

Hard Skills

A base de conhecimento técnico do analista de marketing digital varia de nível, porém deve incluir necessariamente:

  • Conhecimento avançado em marketing digital, incluindo SEO, SEM, mídias sociais, e-mail marketing e marketing de conteúdo
  • Experiência em ferramentas de análise de dados, como Google Analytics e ferramentas de automação de marketing
  • Habilidade em gerenciar campanhas de anúncios pagos, como Google Ads e Facebook Ads

O que testar antes de contratar um analista de marketing digital

Para aumentar a eficiência e eficácia do seu processo de recrutamento, utilize testes pré-contratação para obter informações sobre habilidades interpessoais, aptidão e capacidade técnica.

Os dados coletados são facilmente interpretados e ajudam a garantir que o candidato mais qualificado seja contratado para a vaga em aberto.

Recomendamos a incorporação dos seguintes testes no seu processo de recrutamento de marketing digital:

Comunicação

O marketing digital está intrinsecamente ligado à comunicação. Uma compreensão sólida da comunicação e habilidades fortes nesse aspecto ajudam os profissionais produzir conteúdo personalizado e envolvente, além de executar campanhas eficazes em equipe.

Teste de raciocínio lógico

Um teste de raciocínio lógico é uma boa maneira de avaliar a agilidade mental e a capacidade de resolução de problemas. Se um candidato obtiver uma pontuação alta, é mais provável que possua a capacidade de compreender rapidamente as nuances da tarefa em questão e encontrar soluções criativas.

Teste de verificação de erros

Os profissionais de marketing digital devem redigir textos precisos e envolventes, livres de erros, por menores que sejam. Um teste de verificação de erros garante que os candidatos que avançam no processo de recrutamento sejam detalhistas e possam identificar quaisquer erros antes que sejam publicados online.

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