Como contratar os profissionais mais disputados em marketing
Pedro Capizani
Sócio Diretor da Hunter Hunter.
Demanda por talentos de marketing
Contratar profissional de marketing qualificado no Brasil é um desafio às empresas pelo aquecimento do mercado, principalmente o digital e pela alta qualificação demanda pelos empregadores, principalmente quando falamos de dados e perfomance.
A ascensão do marketing digital não tirou do tradicional a demanda por especialistas e também por gestores. Eis outro gargalo: profissionais de marketing sênior que dominem que tenham habilidades de coordenação em:
- Planejamento de marketing
- Desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo
- Compra de mídia
- Gestão de mídias sociais
- Email marketing
- PPC (Pay-Per-Click)
- Otimização de conversão
- Storytelling
- Dados analíticos e métricas
O que vem antes
Independentemente do cargo para o qual você está contratando, sua prioridade máxima deve ser garantir que você encontre um candidato com as habilidades necessárias para se destacar no cargo
Mas quais habilidades você deve testar? Impossível abordar todas as áreas do marketing num único texto, daí selecionamos as três mais importantes:
Social Media
Gerenciamento de mídias sociais
É evidente que a pessoa que você contratar para o marketing em mídias sociais precisará entender as os aspectos fundamentais do gerenciamento de social media.
Criação de Conteúdo
Profissionais de mídias sociais precisam criar conteúdo envolvente, o que inclui habilidades em redação, design gráfico e até mesmo produção de vídeos para elaborar postagens e visuais cativantes.
Análise de Dados
Analisar métricas de mídias sociais e usar ferramentas como o Google Analytics para medir o desempenho de campanhas é crucial. Isso ajuda na tomada de decisões baseadas em dados.
Conhecimento em SEO
Compreender a otimização de mecanismos de busca (SEO) é vital para otimizar o conteúdo de mídias sociais, a fim de classificar nos resultados de busca e aumentar a visibilidade.
Publicidade em Mídias Sociais
Habilidades em gerenciar campanhas de publicidade paga em plataformas como Facebook Ads e Google Ads são essenciais para maximizar o alcance e o engajamento.
Gestão de Comunidade
Gerenciar e interagir com uma comunidade online requer habilidades para responder a comentários, mensagens e feedback de forma eficaz. Trata-se de construir e manter uma presença online positiva.
Ferramentas de Mídias Sociais
Familiaridade com várias ferramentas de gerenciamento de mídias sociais é importante para agendar postagens e monitorar canais de mídias sociais de maneira eficiente.
Redação Publicitária
Escrever copys envolventes e concisas para postagens, anúncios e legendas é uma habilidade fundamental para uma comunicação eficaz nas mídias sociais.
Edição de Vídeo
À medida que o conteúdo em vídeo ganha popularidade, a proficiência em software de edição de vídeo como Adobe Premiere Pro ou Final Cut Pro pode ser valiosa.
Relatórios de Análise
Ser capaz de criar relatórios detalhados e extrair insights a partir de dados de mídias sociais é crucial para otimizar estratégias e demonstrar retorno sobre o investimento (ROI).
Estratégia de Conteúdo
Desenvolver e executar uma estratégia de conteúdo alinhada com os objetivos de negócios e o público-alvo é uma responsabilidade fundamental. Isso envolve planejamento, agendamento e gerenciamento de calendário de publicações.
Gestor de Tráfego Pago
As responsabilidades de um gerente de performance vão da construção de anúncios até CRO, passando por inbound. Portanto, o gerente de demanda deve ter um histórico comprovado de uso especializado de uma variedade de canais de marketing para gerar leads e aumentar a receita. Precisa se destacar em análise de dados e testes para alcançar metas.
Aqui estão três habilidades importantes a serem procuradas em um gerente de geração de demanda:
Google Ads
O Google Ads está entre as ferramentas mais rápidas para gerar demanda e leads. Mesmo que você tenha alguém na equipe que lide com a execução, é importante encontrar um gestor de tráfego pago para que otimize as campanhas, pagando cada vez menos por mais clientes qualificados.
Publicidade no Facebook
Assim como os Google Ads, os anúncios no Facebook são outra ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca e gerar leads. Qualquer gerente de geração de tráfego deve dominar a plataforma.
Google Analytics
Não basta apenas gerar resultados. Um bom gerente de geração de demanda precisa ser capaz de quantificar e demonstrar o que está funcionando (e o que não está). É aí que o Google Analytics entra em cena. O gestor de tráfego deve ser capaz de configurar, ler e tomar decisões com base em relatórios que o ajudarão a alcançar seus objetivos e metas de negócios.
Gerente de Marketing de Conteúdo
O seu gerente de marketing de conteúdo pensa estrategicamente sobre os tópicos relevantes, como e onde abordálos. Eles também precisarão ser capazes de medir os resultados das suas publicações para descobrir quais estão performando melhor.
Aqui estão três habilidades importantes a serem procuradas em um gerente de marketing de conteúdo:
Compreensão de Leitura
O gerente de marketing de conteúdo precisa ser capaz de ler e compreender o conteúdo interno, o conteúdo dos seus concorrentes e pesquisas relevantes.
Redação para SEO
Dominar a aplicação de palavras-chave e boa escrita pensando nos usuários e nos mecanismos de pesquisa, com olho na originalidade e na concorrência.
Google Analytics
Assim como os gerentes de geração de demanda, o seu gerente de marketing de conteúdo também precisará ser capaz de relatar os resultados e extrair insights a partir dos dados.
Como contratar para marketing
A forma mais eficaz de conseguir os melhores talentos de marketing para sua empresa é através de consultoria de recrutamento com headhunters especializados na área, como o caso da headhunter.
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