Como contratar os melhores talentos para Startups

Aprenda a contratar profissionais top de linha para sua Startup com alto potencial de retenção e melhor custo benefício. Confira!
	Pedro Capizani

Pedro Capizani

Sócio Diretor da Hunter Hunter.

Conteúdo

Contratar profissionais para startups é desafio que poucas empresas especializadas em headhunter no Brasil conseguem superar. Empresas iniciantes, em fase de captação de recursos para desenvolvimento de produtos, serviços ou crescimento em mercado raramente são lucrativas, convivem com a incerteza e ao mesmo tempo querem contratar os melhores talentos do mercado com hard skills consolidados e perfil comportamental proativo.

Aqui ocorre o conflito que as consultorias em captação de candidatos top de linha têm de solucionar:
Profissionais qualificados querem garantias para trocar de empresa e as iniciantes sobrevivem na incerteza até se consolidarem. E mais ainda: apenas uma a cada cinco startups são lucrativas.

Precisando contratar? Nós entregamos o perfil ideal para sua empresa

Fases das Startup X Desafios para contratar

1- Ideação

Falta de profissionais que compreendam o produto, saber normalmente concentrado

2 -Operação

Ausência de capital para a quantidade de colaboradores necessários à conquista de mercado

3 – Tração

Falta de Hard Skills top de linha que aceitem os riscos ficarem sem trabalho caso a startup saia de operação

4 – Scale-up

Manutenção dos profissionais contratados pela headhunter, pois as concorrentes passam a disputar quem provadamente deu resultados.

Medos dos profissionais

  • 84% dos perfis escolhidos pelas empresas de headhunter se preocupam com a reputação da empresa
  • 9 em cada dez profissionais abordados pelos headhunters preferem empresas com marca já consolidada no mercado
  • 80% dos cargos de maior salário são ocupados por homens, o que afasta candidatas mulheres com perfil avançado
  • 84% dos profissionais buscados pelas empresas de hunting para startups querem plano de saúde incorporado aos benefícios
  • 90% ou mais dos potenciais indicados às vagas para startups querem respostas rápidas do contratante, o que nem sempre acontece
  • Startups com 11 a 50 empregados são as que correm mais riscos de falência, o que afasta profissionais que incluem a segurança como quesito para aceitar as vagas

Como atrair reter os melhores profissionais para sua startup

Contrate uma empresa especializada em recrutar para Startups

Terceirizar a contratação dos profissionais a consultorias especializadas em busca rápida de talentos com garantia 100% de aderência e sem custos iniciais. Você não precisa ter depuramento de recursos humanos e já recebe para entrevista quem realmente cumpre os requisitos à vaga, sem perder tempo analisando currículos e com entrevistas inúteis que tiram o foco do principal: geração de crescimento.

Explique o porquê os candidatos devem escolher trabalhar para sua startup

84% por cento de quem busca recolocação afirma que o reconhecimento da marca pelo mercado é crucial para escolher entre aceitar ou não a proposta de emprego.
Seja criativo e tente oferecer vantagens incríveis, até possibilidade de participação e em resultados para os melhores profissionais escolhidos pela empresa de headhunter terceirizada. Seja cativante ao explicar os benefícios e as vantagens à carreira do candidato caso escolha você. Fortaleça a reputação de sua marca durante a proposta ao candidato escolhido pela heahunter.

Ofereça o máximo de benefícios

A geração Z com alto preparo e conhecimento quer mais que emprego. Estão preocupados com a experiência de trabalhar, desenvolvimento e um ambiente empresarial de contínuo aprendizado. 60% dos melhores profissionais encontrados pelas empresas de headhunter rápido colocam plano de saúde com diferencial essencial para trocar o emprego no qual estão pelos riscos e desafios de trabalhar numa startup. Em segundo vem o salário hora e remuneração extra por produtividade. No caso das mulheres, querem poder contar com licença maternidade e espaço para ficar com os filhos sem comprometer a produtividade. Jornadas de trabalho além do previsto na CLT afastarão as candidatas mais capacitadas.

Trate os contratados como futuros clientes

Muitos candidatos não conseguem perceber oportunidades durante a entrevista que vão além da vaga do momento. Trate-os como clientes, como alguém a ser seduzido a comprar a sua ideia de crescimento a médio e longo prazos.

Defina detalhadamente o perfil na Startup

As melhores práticas para contratação de profissionais para startup é ter em mente o perfil do candidato ideal à vaga, seja developer, designer, tech lead, programadores, gerente de vendas, SEO ou redatores, liste o seguintes itens:
  • Habilidades técnicas
  • Habilidades comportamentais
  • Formação
  • Experiência
  • Desafios
  • Metas
  • Salários
  • Benefícios
Uma vez definidos os itens, faça um Job Description focado na missão da startup.

Contrate uma empresa de headhunter especializada em startups?

As consultorias em aquisição de talentos especializadas em startups são o caminho mais econômico, rápido e seguro para adquirir, reter e desenvolver os melhores profissionais do mercado. A Hunter Hunter, além de entregar os melhores Hard Skills, dá garantia de 2 meses de aderência.

Headhunter

Consultor de plantão

Mídias Socias

Fique atualizado

Email

Para empresas que precisam de recrutamento 

Hunter Hunter Caça Talentos 2021. Todos os direitos reservados
Scroll to Top
//
Pedro Capizani
Vamos conversar?