Pedro Capizani
Sócio Diretor da Hunter Hunter.
Concorrência no e-commerce
A taxa de crescimento do e-commerce no Brasil não para. E a demanda por contratar gerentes de e-commerce segue no mesmo ritmo. Dada a responsabilidade do cargo, é crucial saber como buscar gestores e eliminar o risco de má contratação.
São 7 passos para contratar os melhores gestores de e-commerce:
1 – Defina o escopo correto do gerente de e-commerce
Umas das maiores confusões que ocorrem no mercado é misturar a função, os skills, de marketing digital com a de gestão de e-commerce.
O gerente de e-commerce cuida do operacional, e tem como principais funções:
- Conhecer o público-alvo
- Definir os KPIs do negócio
- Gerenciar fornecedores e compradores
- Supervisionar vendas diretas e indiretas
- Gerenciar a plataforma de e-commerce
- Acompanhar resultados
- Analisar dados
- Gestão da equipe
Caso você precise de alguém que cuide de CRM, SEO, Google Ads, Facebook Ads, mídia paga, e-mail, artes e redes sociais, tente considerar um analista de marketing digital ou um head de growth.
2 – Foque em metas, não em tarefas
Escreva já no Job Description quais os desafios que o gerente de e-commerce vai enfrentar. Não faça uma lista de conhecimentos genéricos e sim vá direto ao ponto, à meta que o contratado precisa alcançar.
Exemplo: aumentar índice de retenção de funcionários, diminuir tempo de entrega de pedidos.
3 – Seja específico nas questões
Depois de definir as metas, é hora de preparar as perguntas aos candidatos à vaga de gestor de e-commerce.
Pergunte a eles como abordariam os desafios atuais da vaga e como analisam dos dados que você apresenta.
Descubra qual é o processo de pensamento deles, mais importante que conhecimento técnico.
As perguntas devem ter sempre um foco: como resolvem uma dor da sua empresa.
O desemprego está em baixa no comércio eletrônico e você não pode se dar ao luxo de perder um candidato devido a um processo de entrevista inadequado, vago e confuso.
4 – Avalie resultados e não títulos acadêmicos
Há inúmeras denominações para os cargos relacionados a e-commerce. Diretor de Growth, Performance, Gestor de Aquisição e Retenção, Gerador de Leads, etc….
Analisar o título de alguém é fundamental para compreender quais funções desempenham. Também é importante entender quais eram as responsabilidades dessa pessoa e, o mais importante, o que eles efetivamente realizaram e como podem aplicar essas realizações para beneficiar sua empresa.
Ocorre, que além do título do cargo, é preciso ir à fundo nos resultados que o candidato a gestor de e-commerce alcançou nos últimos trabalhos e como tais metas foram obtidas.
Esta abordagem ajuda a entender a posição de alguém em uma hierarquia organizacional, suas responsabilidades passadas e conquistas, e como essas experiências podem ser aplicadas para benefício da sua própria organização.
5 – Busque pessoas diferentes e complementares
Geralmente, tendemos a preferir pessoas semelhantes a nós. No entanto, se você realmente deseja que seu negócio de comércio eletrônico cresça, é fundamental contratar alguém com um conjunto de habilidades em em e-commerce diferentes, com uma maneira inovadora de pensar ou uma abordagem interessante para posicionar os desafios da sua empresa.
Você pode procurar alguém com experiência em em outros mercados, além do comércio eletrônico . Vendas diretas, por exemplo.
Encontre pessoas que completem suas fraquezas e valorize essas diferenças.
6 – Tenha metas de e-commerce realistas
As vendas do e-commerce crescem todo ano, é verdade, porém é preciso saber que você não está sozinho no mercado, que há grandes players e que alcançar metas ambiciosas depende da estrutura interna, do mercado, da capacidade de precificação, enfim, de muitos fatores.
Por mais competente que seja o gestor de e-commerce que você deseja contratar, estipular metas realistas vão ajudar a atrair aqueles que realmente entendem do mercado e que não se aventurariam numa nova posição irrealista.
Estipule pequenas metas: 60 dias, 120 dias, 1 ano. Mostre aos candidatos que sua empresa é séria e com senso de realidade
7 – Contrate headhunters de e-commerce
Busque empresas especializadas em recrutamento de profissionais de e-commerce e garanta rapidez e agilidade na sua contratação. Os headhunters já entregam perfis com ato potencial de aderência, filtrados, você economiza com RH e ainda recebe garantia de permanência do contratado.
Para empresas que precisam de recrutamento
- pedro@hunterhunter.com.br