Quais as funções, hard skills e como contratar analista de TI
Pedro Capizani
Sócio Diretor da Hunter Hunter.
Analista de TI é um dos cargos com demanda por contratação ininterrupta, só cresce, independentemente da economia. Ocorre que nem toda empresa sabe qual o escopo de trabalho do e muitas vezes buscam cargos mais altos, com salários maiores.
Daí a importância de saber qual a cobertura de funções que um analista de TI pode desenvolver nas empresas, e são muitas. Tantas que é preciso fazer um resumo por áreas.
Principais áreas de atuação do analista de TI
Suporte Técnico: auxílio aos usuários, resolvendo problemas de hardware e software, bem como ajudando com questões de conectividade e redes.
Manutenção de Sistemas: manter e atualizar programas de computadores, servidores, redes e outros equipamentos de TI para garantir que eles funcionem de maneira eficiente e segura.
Resolução de Problemas: identificar e resolver problemas técnicos, como falhas de hardware, erros de software e problemas de segurança.
Segurança da Informação: implementar medidas de segurança para proteger dados e sistemas contra ameaças cibernéticas, como vírus, malware, hackers e acesso não autorizado.
Gerenciamento de Redes: configurar e gerenciar redes de computadores, garantindo que a conectividade seja confiável e eficiente.
Desenvolvimento de Software: desenvolver e manter aplicativos, scripts e ferramentas personalizadas.
Gerenciamento de Projetos: participar de projetos de TI, desde a definição de requisitos até a implementação e o acompanhamento, garantindo sejam concluídos dentro do prazo e do orçamento.
Treinamento de Usuários: treinar e dar suporte para garantir que leigos em tecnologia possam usar eficazmente os sistemas e aplicativos de TI.
Planejamento Estratégico de TI: colaborar com a equipe de liderança para definir estratégias que atendam às metas e objetivos.
Pesquisa e Avaliação de Tecnologia: acompanhar as tendências tecnológicas, avaliar novas soluções e recomendar a adoção de tecnologias relevantes para melhorar a eficiência e a competitividade da empresa.
O que o analista de TI precisa saber
Cada empresa é um caso diferente, porém, via de regra, os analistas de TI devem dominar uma lista básica de conhecimentos técnicos, a demanda básica de rede de computadores, hardware, sistemas, banco de dados, programação.
Abaixo a lista dos principais 10 hard skills dos analistas de TI:
10 Hard Skills do Analista de TI
1 – Administração de Sistemas: configurar, manter e solucionar problemas em sistemas operacionais, servidores e redes.
2 – Segurança da Informação: conhecimento em proteção contra ameaças cibernéticas, incluindo firewalls, antivírus, criptografia e prevenção de invasões.
3 – Redes e Conectividade: compreensão avançada de redes, protocolos, roteamento, switches e topologias de rede.
4 – Virtualização: habilidade para criar, gerenciar e solucionar problemas em ambientes de máquinas virtuais.
5 – Banco de Dados: conhecimento em gerenciamento de bancos de dados, como SQL, Oracle ou NoSQL.
6 – Programação: conhecimento de linguagens de programação relevantes, como Python, Java, C++, ou scripting para automação.
7- Cloud Computing: serviços em nuvem, como AWS, Azure ou Google Cloud.
8 – Monitoramento de Sistemas: utilização de ferramentas para monitorar o desempenho do sistema e identificar problemas.
9 – Recuperação de dados: conhecimento em estratégias e ferramentas para a recuperação de sistemas após falhas ou eventos não esperados.
10 – Inglês: leitura técnica e capacidade de compreender e aplicar tutoriais em língua inglesa.
Formação do Analista de TI
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, QA ou áreas relacionadas
Certificações em TI
O mercado valoriza as certificações de empresas como Amazon, Microsoft, Oracle, Google, só para ficar nas principais. É um diferencial na contratação de profissionais de TI.
Alguns gerentes de TI consideram as certificações mais importantes que o diploma quando escolhem o candidato a ser admitido. É importante que o job description já contemple a exigência.
Dentre as mais requisitadas estão:
- ITIL
- CISSP
- Oracle
- DELL Technologies
- VMware VCP-CMA 2021
- Microsoft
- CCIE Security Certification and Training
- Certificação PMP
- AWS Certified Solutions Architect – Associate
- Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT)
Contratar analista de TI
A forma mais adotada pelas empresas e mais econômica para contratar analista de TI é através de consultoria especializada em recrutamento de profissionais de tecnologia da informação, com headhunters dedicados, como é o caso da Hunter Hunter.
Não há custo adiantado, os perfis filtrados são entregues em 48h e há garantia de aderência do contrato. O fee só é pago no sucesso da contratação. Ideal para empresas sem RH ou que precisam economizar tempo e dinheiro dos colaboradores que seriam desperdiçados na análise de centenas de currículos, avaliações, entrevistas, etc…
Já receber o perfil pronto para contratação é o que há de mais produtivo e eficaz na aquisição de talentos de TI.
Para empresas que precisam de recrutamento
- pedro@hunterhunter.com.br