Quais as funções, hard skills e como contratar analista de TI

	Pedro Capizani

Pedro Capizani

Sócio Diretor da Hunter Hunter.

Conteúdo

Analista de TI é um dos cargos com demanda por contratação ininterrupta, só cresce, independentemente da economia. Ocorre que nem toda empresa sabe qual o escopo de trabalho do e muitas vezes buscam cargos mais altos, com salários maiores. 

Daí a importância de saber qual a cobertura de funções que um analista de TI pode desenvolver nas empresas, e são muitas. Tantas que é preciso fazer um resumo por áreas.

Precisando contratar? Nós entregamos o perfil ideal para sua empresa

Principais áreas de atuação do analista de TI

Suporte Técnico: auxílio aos usuários, resolvendo problemas de hardware e software, bem como ajudando com questões de conectividade e redes.

Manutenção de Sistemas: manter e atualizar programas de computadores, servidores, redes e outros equipamentos de TI para garantir que eles funcionem de maneira eficiente e segura.

Resolução de Problemas: identificar e resolver problemas técnicos, como falhas de hardware, erros de software e problemas de segurança.

Segurança da Informação: implementar medidas de segurança para proteger dados e sistemas contra ameaças cibernéticas, como vírus, malware, hackers e acesso não autorizado.

Gerenciamento de Redes: configurar e gerenciar redes de computadores, garantindo que a conectividade seja confiável e eficiente.

Desenvolvimento de Software: desenvolver e manter aplicativos, scripts e ferramentas personalizadas.

Gerenciamento de Projetos: participar de projetos de TI, desde a definição de requisitos até a implementação e o acompanhamento, garantindo sejam concluídos dentro do prazo e do orçamento.

Treinamento de Usuários: treinar e dar suporte para garantir que leigos em tecnologia possam usar eficazmente os sistemas e aplicativos de TI.

Planejamento Estratégico de TI: colaborar com a equipe de liderança para definir estratégias que atendam às metas e objetivos.

Pesquisa e Avaliação de Tecnologia: acompanhar as tendências tecnológicas, avaliar novas soluções e recomendar a adoção de tecnologias relevantes para melhorar a eficiência e a competitividade da empresa.

O que o analista de TI precisa saber

Cada empresa é um caso diferente, porém, via de regra, os analistas de TI devem dominar uma lista básica de conhecimentos técnicos, a demanda básica de rede de computadores, hardware, sistemas, banco de dados, programação.

Abaixo a lista dos principais 10 hard skills dos analistas de TI:

10 Hard Skills do Analista de TI

1 – Administração de Sistemas: configurar, manter e solucionar problemas em sistemas operacionais, servidores e redes.

2 – Segurança da Informação: conhecimento em proteção contra ameaças cibernéticas, incluindo firewalls, antivírus, criptografia e prevenção de invasões.

3 – Redes e Conectividade: compreensão avançada de redes, protocolos, roteamento, switches e topologias de rede.

4 – Virtualização: habilidade para criar, gerenciar e solucionar problemas em ambientes de máquinas virtuais.

5 – Banco de Dados: conhecimento em gerenciamento de bancos de dados, como SQL, Oracle ou NoSQL.

6 – Programação: conhecimento de linguagens de programação relevantes, como Python, Java, C++, ou scripting para automação.

7- Cloud Computing: serviços em nuvem, como AWS, Azure ou Google Cloud.

8 – Monitoramento de Sistemas: utilização de ferramentas para monitorar o desempenho do sistema e identificar problemas.

9 – Recuperação de dados: conhecimento em estratégias e ferramentas para a recuperação de sistemas após falhas ou eventos não esperados.

10 – Inglês: leitura técnica e capacidade de compreender e aplicar tutoriais em língua inglesa.

Formação do Analista de TI

Graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, QA ou áreas relacionadas

Certificações em TI

O mercado valoriza as certificações de empresas como Amazon, Microsoft, Oracle, Google, só para ficar nas principais. É um diferencial na contratação de profissionais de TI.

Alguns gerentes de TI consideram as certificações mais importantes que o diploma quando escolhem o candidato a ser admitido. É importante que o job description já contemple a exigência.

Dentre as mais requisitadas estão:

  • ITIL
  • CISSP
  • Oracle
  • DELL Technologies
  • VMware VCP-CMA 2021
  • Microsoft
  • CCIE Security Certification and Training
  • Certificação PMP
  • AWS Certified Solutions Architect – Associate
  • Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT)

Contratar analista de TI

A forma mais adotada pelas empresas e mais econômica para contratar analista de TI é através de consultoria especializada em recrutamento de profissionais de tecnologia da informação, com headhunters dedicados, como é o caso da Hunter Hunter.

Não há custo adiantado, os perfis filtrados são entregues em 48h e há garantia de aderência do contrato. O fee só é pago no sucesso da contratação. Ideal para empresas sem RH ou que precisam economizar tempo e dinheiro dos colaboradores que seriam desperdiçados na análise de centenas de currículos, avaliações, entrevistas, etc…

Já receber o perfil pronto para contratação é o que há de mais produtivo e eficaz na aquisição de talentos de TI.

Headhunter

Consultor de plantão

Mídias Socias

Fique atualizado

Email

Para empresas que precisam de recrutamento 

Hunter Hunter Caça Talentos 2021. Todos os direitos reservados
Scroll to Top